Quando a gente menos espera...aparece a solidariedade em NYC


Foto: Arquivo pessoal

Texto escrito em 28 de julho de 2017

Quando a gente menos espera...aparece a solidariedade em NYC


Aqui em Manhattan, em algumas linhas de ônibus, você faz o pagamento da tarifa antes de entrar no veículo. Com o seu cartão pré-pago (Metrocard), ou dinheiro, você efetua o pagamento nas máquinas disponíveis nos pontos de ônibus e entra no veículo apenas com um comprovante de pagamento. Muitas vezes, nem há fiscalização e você nem precisa apresentar o recibo. Se houver, e você não tiver o recibo, terá que descer do ônibus e pagar uma multa.

Acredito que façam dessa forma para agilizar a entrada e saída dos passageiros nos ônibus. Após utilizar a máquina, com o seu comprovante em mãos, você pode entrar no ônibus por qualquer uma das três portas. Não é necessário entrar pela porta principal, próxima ao motorista, onde o pagamento é efetuado nos outros ônibus que não possuem esse sistema. 
Hoje aconteceu um episódio curioso comigo! Na verdade, aconteceu a mesma coisa (curiosa!) duas vezes!! Eu cheguei correndo pra pegar um ônibus, pois ele já estava parado no ponto. Eu ia correr para a máquina pra tentar retirar o ticket antes que o ônibus fosse embora, quando um homem que saía do ônibus percebeu que não ia dar tempo e me ofereceu o dele. Em fração de segundos, ele disse algo como: "take this one". Eu peguei o ticket, agradeci correndo e entrei no ônibus.
Dentro do ônibus me bateu aquela desconfiança de brasileira (e carioca), e comecei a examinar o recibo pra ver se realmente era de hoje, e se era válido. Estava tudo certo. O homem realmente só quis me ajudar. A atitude desse desconhecido me fez um bem danado. Comecei o dia super animada.
Quando eu estava voltando do meu destino para a casa, e fui pegar a mesma linha de ônibus, aconteceu a mesma coisa. Cheguei correndo no ponto e dessa vez foi uma mulher que me deu o ticket. Não entendi nada do que ela falou, mas peguei o recibo e entrei no ónibus. Voltei pra casa feliz da vida com pensamentos do tipo “outro mundo é possível”. 
Esses dois episódios de hoje me fizeram pensar que apesar de extremamente individualista, a sociedade americana valoriza muito o civismo. Além disso, eles valorizam muito o tempo. "Time is money", so, essas duas pessoas resolveram me ajudar quando perceberam que eu estava "desesperada" pra pegar o ônibus. 
As vezes, alguns novaiorquinos parecem um pouco secos num primeiro momento, mas nem sempre a ausência de sorriso no rosto e um modo de falar mais objetivo significam que eles sejam pouco solidários ou pouco educados. Não é à toa que sorry é a palavra que mais ouço nessa cidade. 
Viva Nova York ! Viva a convivência pacífica entre os diferentes que ela simboliza!

Comentários

Postagens mais visitadas