Nova Iorque é multicultural


Texto escrito em 12 de maio de 2017
Nova Iorque é multicultural
Nova Iorque é uma verdadeira Babel. Nas ruas há pessoas falando diferentes línguas, pessoas com culturas e características físicas diferentes. Outro dia eu estava numa loja grande no Brooklyn (IKEA), e em menos de duas horas eu vi judeus ortodoxos, mulçumanos e indianos!! Em NYC você pode falar português ou qualquer outra língua que ninguém vai te olhar com estranhamento. Não estou tratando apenas de pontos turísticos. Estou falando de qualquer lugar – restaurantes, ônibus, metrô, etc. Você não vai chamar nenhuma atenção especial. Ser estrangeiro é algo corriqueiro. Muitos cidadãos americanos que moram aqui também nasceram em outros estados. O Presidente Trump, apesar de ter nascido e construído o seu império aqui, não conseguiu vencer as eleições no Estado de Nova Iorque. Apesar de sua origem, ele não representa o way of life dessa população.
Uma coisa que eu gosto nessa cidade – e que está vinculada ao que falei anteriormente – é que aqui, em geral, ninguém presta muita atenção no outro nos locais públicos. Eu adoro esse anonimato! Todo mundo está tão focado em seus próprios objetivos e ninguém está muito preocupado com a vida do outro. A sensação é a de que “todo mundo é igual no meio da multidão”. Em muitos restaurantes, as mesas são muito próximas umas das outras, mas aqui eu não sinto o mesmo mal-estar do Brasil. As pessoas, em geral, não parecem ter muito interesse em escutar o que é conversado nas mesas vizinhas. Eu adoro essa privacidade!! É claro que esse modo de vida mais “individualista” nem sempre é bom. Se você estiver com alguma dificuldade e não pedir ajuda diretamente, acredito que quase ninguém irá lhe ajudar voluntariamente. Mas, pessoalmente, eu prefiro viver desse jeito!

Comentários

Postagens mais visitadas