Livro: Behold the Dreamers / Aqui estão os sonhadores

Foto: Arquivo pessoal

Texto escrito em 1 de agosto de 2017

Livro Behold the dreamers/ Aqui estão os sonhadores

Há pouco mais de uma semana terminei de ler Behold the dreamers, livro de estreia da escritora camaronesa Imbolo Mbue. O livro foi publicado nos EUA em 2016 e recebeu ótimas críticas. Recentemente, ele ganhou ainda maior destaque na mídia porque foi indicado por Oprah Winfrey para o seu book club. Com esse marketing poderoso a nova edição norte-americana conta com um selo impresso na capa que diz: "Oprah's book Club 2017 selection".
Com graduação e mestrado em Administração nos EUA, Mbue está radicada no país desde a década de 1990. Ela conta em suas entrevistas que o embrião do seu livro surgiu em 2009, em meio à crise financeira, quando ela foi demitida da empresa em que trabalhava. Passando pelo Time Warner Centre, no Columbus Circle, em Manhattan, ela começou a observar algo em que nunca tinha prestado atenção antes: a quantidade de motoristas negros esperando por executivos majoritariamente brancos. A partir desse dia, ela começou a pensar em como seriam as vidas desses motoristas imigrantes africanos e dos seus patrões, dos filhos, das esposas e como seria a interseção de suas vidas.
Behold the dreamers narra a história de Jende Jonga e sua família. Jende, um imigrante camaronês, vem para Nova York em busca de uma vida melhor. Ele entra nos Estados Unidos com visto de turista, mas com planos (pouco objetivos) de conseguir um green card. Ele chega ao país no fim do ano de 2007, pouco antes de estourar a grande crise financeira, e consegue um emprego como motorista particular de Clark Edward, um executivo de Wall Street.
A esposa de Jende, Neni, que é estudante do ensino médio (e sonha cursar Farmácia na Universidade) e trabalha como cuidadora, é contratada por Cindy, esposa de Clark, para trabalhar na casa de veraneio da família em Hamptons durante as férias de verão. A partir daí, a vida das duas famílias vai se entrelaçando e o destino dos dois casais, de diferentes culturas e classes sociais, torna-se cada vez mais interligado.
O livro trata de inúmeros temas: imigração, raça, classe social, lealdade, casamento, família, etc. A precisão com que a autora consegue descrever os personagens é fantástica. Eles são tão humanizados e complexos, que ficamos completamente presos à história. Um ar de suspense e imprevisibilidade, em algumas partes, faz com que a gente queira chegar logo ao final do livro.
Apesar de tratar de temas difíceis de forma bastante verossímil, o livro não é muito pesado. Embolo Mbue escreve de maneira leve e adorável. Gostei muito do livro! Que ele seja o primeiro de muitos dessa autora!
P.S: No Brasil, o livro saiu pela Globo Livros com o título Aqui estão os sonhadores.

P.S2: Se você também leu esse livro, deixe o seu comentário. Vou adorar saber a sua opinião!

Comentários

Postagens mais visitadas