Inverno com crianças em Nova Iorque

O texto a seguir  texto a seguir está publicado originalmente no site do BPM-Kids.

Há um ano desembarcamos em Nova Iorque em um dia bem frio de inverno e me bateu aquela preocupação sobre como a minha filha encararia o seu primeiro inverno rigoroso. Ela nasceu em Buenos Aires, mas morou lá apenas um ano. A maior parte da vida viveu no Rio de Janeiro, onde o inverno praticamente não existe. Pra minha surpresa e felicidade, ela enfrentou muito bem o inverno nova-iorquino. Só teve uma febrinha e não durou mais que um dia! A nossa estratégia foi priorizar os programas indoor (em lugares fechados), mas sem abrir mão, de vez em quando, de conhecer atrações ao ar livre. Nesse texto, sugiro quatro  passeios de inverno (dois indoor e dois ao ar livre).     


Childrens's Museum of Manhattan

Situado no Upper West Side, na 83rdSt, entre a Broadway e a avenida Amsterdã,  o museu das crianças é um edifício de cinco andares repleto de atividades educativas divertidas.  

Embora aceite crianças de até 12 anos, ele é mais interessante para os menores. Os maiores de 6 anos não irão usufruir de todas as atividades, pois as atrações do terceiro andar são todas recomendadas para crianças até essa idade.  

No terceiro andar, há atividades que eles podem fazer engatinhando, vários livros próprios para crianças pequenas, um departamento de bombeiros bem bacana com uniformes e caminhão igual ao usado por esses profissionais, um mercadinho, e etc. Todas as atividades são lúdicas e interativas.    

Uma das exposições permanentes voltadas para os menores é a da Dora aventureira e de seu primo, Diego. Nessa parte, as crianças podem interagir de maneira muito divertida com o universo desses personagens de desenho animado. 

O valor do ingresso é $14 para adultos e crianças. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h a maior parte dos dias. No sábado é das 10h às19h.

Minha filha, que tem 9 anos, amava frequentar esse museu quando era menorzinha (e ainda nem morava na cidade). Atualmente, não tem mais interesse em visitá-lo. Se acha grande demais para a maior parte das atrações. 

Aos sábados, o museu oferece oficinas de arte para adultos e crianças participarem juntos, mas nós nunca fomos. Também há aulas de artes (em grupo e individuais) e atividades para crianças e adolescentes no after school


MOMATH- National Museum of Mathematics

O museu fica na rua 26th entre a Quinta Avenida e a Madison (em frente à Madison Square Park). Ele funciona todos os dias das 10h às 17h. Fecha mais cedo, às 14:30h, apenas na primeira quarta-feira de cada mês. 

Esse museu, conhecido como MOMATH, é um edifício de dois andares repleto  de exposições inventivas sobre como fazer a matemática tangível para os estudantes de todas as idades. 

Logo no hall de entrada você se depara com várias máquinas onde são vendidos os crachás que devem ser usados como identificação dentro do museu. É muito fácil utilizar as máquinas. Os adultos pagam $18 e as crianças de até 12 anos pagam $12. 

O principal objetivo do MOMATH é modificar a noção de que Matemática é algo chato. Através de exposições interativas, ele quer mostrar ao público as conexões entre a Matemática e temas da nossa vida diária como música, esporte e até mesmo bolas de sabão. Dessa forma, a ciência dos números pode ser encarada como algo interessante e divertido. 
  
Visitamos esse museu recentemente. Gostei muito da proposta e a minha filha brincou sem parar durante uma tarde inteira. Há uma lojinha interessante onde são vendidos jogos, brinquedos educativos, cadernos, canetas e etc. Eu entrei e bem que queria comprar um jogo pra minha filhota, mas ela não quis saber de “perder tempo lá” (palavras dela), quis aproveitar as exposições até o último minuto. 

Umas das experiências que a minha filha mais gostou foi a de andar em um triciclo de rodas quadradas em um pequeno circuito curvo e ondulado. Eu não experimentei, mas observei mais de um de adulto curtindo a brincadeira.  





Patinação no gelo no Bryant Park

Eu gosto do Bryant Park em qualquer época do ano. É uma  praça cercada pelos arranha-céus de Manhattan e também pela sede principal da biblioteca pública da cidade. Quando o clima está mais ameno, muitas pessoas que trabalham na região costumam ir pra lá no horário de almoço degustar um sanduíche ou uma salada nas centenas de mesinhas de ferro verdes espalhadas pelo local. 

Continue a ler aqui

Comentários

Postagens mais visitadas