Minhas primeiras impressões como moradora da Big Apple


Foto: Unsplash

Texto escrito em 5 de mai0

 Minhas primeiras impressões como moradora da Big Apple 

Eu já tinha lido sobre o assunto. Uma amiga que morou em Nova York faz alguns anos também já tinha me falado sobre isso, mas é realmente impressionante quando você vê com os seus próprios olhos. Aqui as pessoas estão sempre apressadas. Parece que todos estão atrasados para um compromisso importante o tempo todo. Eles andam rápido na rua, no metrô, no supermercado, no restaurante, etc. E o tempo todo eles falam sorry quando ultrapassam você. Nas ruas de Nova York não há tempo para dúvidas. Se você está indeciso se deve virar à direita, à esquerda ou seguir em frente, não pare no meio da calçada pra pensar! Se você fizer isso, em poucos segundos você irá ouvir inúmeros sorry. No entanto, é importante ressaltar,  que nem tudo aqui é desse jeito. Existem exceções. Por exemplo, se um ônibus para no ponto para um passageiro subir ou descer, o motorista permite que o passageiro leve o tempo necessário para entrar ou sair em segurança, inclusive, as pessoas com dificuldade de locomoção. Quando um cadeirante está desacompanhado, o motorista desce pacientemente do ônibus para ajudar o passageiro. É completamente diferente do que acontece nas grandes cidades brasileiras.

A cidade de Nova York é repleta de gente jovem. É claro que a minha opinião pode estar influenciada pelo lugar onde eu moro. No meu bairro há muitos estudantes universitários, poucos idosos e poucas crianças. Eu não tenho certeza, mas eu desconfio que meu bairro reflita a realidade de Manhattan, um lugar cheio de arranha-céus, pequenos apartamentos, e aluguéis caríssimos. Na escola da minha filha, eles não tem muito espaço para as crianças brincarem, então, vão todo dia para uma pracinha recrear. Eu acho que a maioria das escolas locais não tem muito espaço e trabalham dessa mesma forma. Pra mim, como brasileira, que nasceu e morou a maior parte da vida no Rio de Janeiro, é difícil imaginar professores andando com os seus alunos todos os dias pelas ruas. Então, se por um lado, a gente pode  enxergar NYC como uma “selva de concreto”, por outro lado, aqui as crianças pequenas andam em segurança com os seus professores pela rua. Nessa “selva de concreto”, o professor da minha filha, que é francês, cumprimenta todo dia a mesma policial de trânsito, que é “hispânica”, quando estão a caminho da pracinha. Eles se cumprimentam as vezes em francês, as vezes em espanhol, e a minha filha observa aquele diálogo todos os dias com muita curiosidade.

PS: Registrei nesse texto as minhas primeiras impressões como moradora de Nova York. Eu já conhecia NYC antes de morar aqui, mas as minhas impressões como turista eram diferentes e mais superficiais.   

PS2: NYC é a sigla pra “New York City”, ou seja, a cidade de Nova York. A cidade está situada no estado de mesmo nome. A cidade está dividida em cinco boroughs: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island. A maior parte das minhas observações são sobre Manhattan, onde passo a maior parte do meu tempo.  

Comentários

Postagens mais visitadas